Fale connosco
English

INEGI ajuda a traçar panorama da energia eólica para a próxima década

04 janeiro 2021
Os desafios passados e futuros da energia eólica vão ser o foco da conferência "Redesigning Wind Energy for the Next Era” (em português, repensar a próxima era da energia eólica) que se realiza a 27 e 28 de janeiro. Promovido pela APREN – Associação de Energias Renováveis, e com a cooperação técnica do INEGI, o evento vai abordar os vetores de desenvolvimento do setor eólico que melhor contribuem para os objetivos e metas nacionais de 2030.

Saiba como participar e conheça o programa, AQUI.

José Carlos Matos, diretor da área de energia eólica do INEGI, conta que "a convite da APREN, definimos os tópicos a abordar na conferência, a sua estruturação e apoiaremos a condução dos debates nas sessões técnicas”. "Com base em quase 30 anos de experiência a atuar nesta área, contribuiremos para a definição de um roteiro do setor para os próximos anos ”, acrescenta.

A par da coordenação técnica, os especialistas do INEGI também participarão como oradores, com duas apresentações a decorrer dia 28 de janeiro. José Carlos Matos e Miguel Marques vão abordar a "Energia Eólica em Portugal: memória e desafio", e Filipa Magalhães irá falar sobre a gestão dos aerogeradores ao longo da vida útil e extensão de vida no contexto do aumento de potência em Portugal até 2030.

A iniciativa insere-se no ciclo global de conferências Wind Energy and Biodiversity Summit (WIBIS), onde, em vários países, especialistas irão discutir as práticas mais sustentáveis relacionadas com a energia eólica e a biodiversidade.

A conferência remota, escreve a organização, contará com "especialistas nacionais e internacionais, em debates sobre os desafios passados e futuros da energia eólica, tanto ao nível do licenciamento ambiental, como da indústria e stakeholders do setor".