Fale connosco
English

INEGI integra 6 Projetos Mobilizadores com a missão de preparar o futuro tecnológico da indústria nacional

19 outubro 2020

O INEGI viu aprovadas as seis candidaturas em que participou no âmbito do último concurso a Projetos Mobilizadores, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI). No total, representam um investimento de cerca de 3 milhões de euros, cofinanciados pelos programas COMPETE 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que reforçam a atividade de inovação e transferência tecnológica do INEGI com empresas dos setores da Aeronáutica, Automóvel, Espaço, Ferrovia, Saúde e Tecnologias de Produção.

Organizados pelos respetivos clusters ou pelas principais associações nacionais dos diferentes setores, tratam-se de projetos estratégicos, que visam desenvolver e demonstrar soluções tecnológicas que respondam às prioridades e principais tendências de cada setor.

Segundo a Agência Nacional de Inovação (ANI), "são projetos estratégicos de I&D que visam a criação de novos produtos, processos ou serviços com elevado conteúdo tecnológico e de inovação, que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos e se configurem como focos dinamizadores de capacidades e competências científicas e tecnológicas, induzindo impactes significativos a nível multissectorial, nomeadamente permitindo a endogeneização e exploração das tecnologias desenvolvidas.

"Este resultado permite ao INEGI dar continuidade ao desenvolvimento de tecnologias estratégicas, em modelo colaborativo, para dar resposta aos desafios que as empresas enfrentam numa época de rápida transformação provocada pela digitalização e pela mobilidade sustentável”, destaca José Sampaio, responsável pela área de Inovação e Transferência de Tecnologia do INEGI.

O INEGI contribuirá com as suas competências e experiência nas áreas dos novos materiais, novas soluções estruturais, processos avançados de fabrico e biomecânica.