Novas tecnologias de produção abrem caminho a equipamentos que potenciam desempenho desportivo
13 julho 2022Com o objetivo de pôr a tecnologia ao serviço de um melhor desempenho desportivo, a Ave Rowing Boats desafiou o INEGI a contribuir para a criação de barcos a remo mais rígidos e leves, e passíveis de serem personalizados de acordo com as características do atleta.
A empresa, dedicada ao desenvolvimento, construção, manutenção e reparação de barcos a remo para fins desportivos, contou com a experiência do Instituto no desenvolvimento de soluções customizadas e adaptadas, de modo a criar equipamentos pensados para maximizar a performance física dos seus utilizadores.
Esta aposta exige uma nova metodologia de produção para o fabrico de barcos a remo utilizando um único molde. A produção por molde em monobloco significa que não é necessário recorrer a colagens exteriores dos cascos e tampos, o que aumenta a rigidez e diminui o peso da estrutura.
Para tal, a equipa do INEGI projetou sistemas que permitem a caracterização das propriedades mecânicas do barco, como a sua massa, centro de massa, rigidez à flexão, força de arrasto e momentos de inércia da embarcação.
Como explica Tiago Domingues, coordenador técnico do projeto no INEGI, "os sistemas desenvolvidos permitiram dotar a empresa de um maior conhecimento das propriedades dos seus produtos. Têm agora também capacidade para medir e comparar diferentes barcos, o que será essencial na criação da metodologia de fabrico em monobloco”.
Além destes sistemas, "foi desenvolvido um mecanismo de lastro que permite distribuir massa ao longo do comprimento do barco, promovendo a alteração das propriedades mecânicas do mesmo, conforme preferência e objetivos dos atletas da modalidade de remo, cumprindo-se a otimização e personalização da embarcação”, acrescenta.
O projeto "BRP - Otimização e personalização de um barco a remo de acordo com as características do atleta” é uma cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito dos programas Norte 2020 e PORTUGAL 2020.