Fale connosco
English

Novo equipamento sensorizado vai otimizar o rendimento e contribuir para a redução de lesões em atletas de elite

21 dezembro 2020
Chama-se Smart Calf Trainer (equipamento para treino de solear, gêmeos e tendão de Aquiles) e é um novo produto que está a ser desenvolvido pela Neuroexcellence, empresa de referência no desenvolvimento e produção de equipamentos de treino e recuperação, em colaboração com o INEGI. O principal objetivo? Possibilitar a avaliação da performance dos atletas, através da sensorização avançada e da monitorização das sessões de treino, com vista à sua melhoria e à otimização do rendimento, prevenção e recuperação de lesões neuromusculares de atletas elite.
 
Para ser capaz de responder ao desafio, este equipamento de treino, que já se encontra na fase de fabrico, está amplamente instrumentado com sistemas de sensores e de monitorização avançados. Com estas tecnologias será possível, por exemplo, observar modificações nas respostas biomecânicas dos atletas, permitindo uma intervenção atempada no sentido da prevenção de lesões, ou ajudar na monitorização da evolução da performance num período pós-lesão.

 
"No INEGI ficamos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto mecânico e dos sistemas de sensores, que nos lançaram vários desafios. Um deles foi projetar um equipamento que permitisse a realização do exercício de pé e sentado e, ao mesmo tempo, integrasse uma combinação de sensores e sistemas” explica Ana Pereira, responsável pelo desenvolvimento do projeto mecânico no INEGI.

"Os sistemas de sensores e o software de feedback são altamente enriquecedores para treinadores, terapeutas e atletas. Exemplo disso é o sensor triaxial, que permite avaliar de forma mais detalhada o vetor tridimensional de força, sendo este um dos aspetos inovadores do projeto”, acrescenta Philippe Pereira, responsável pelo desenvolvimento do sistema de sensores no INEGI.
 
Do lado da Neuroexcellence ficou o desenvolvimento da interface gráfica do equipamento, além da definição dos algoritmos e parâmetros chave que devem ser monitorizados. "Este novo produto é de elevado valor acrescentado. Permite-nos diversificar a oferta setorial e aumentar a nossa competitividade no mercado. Desta vez apostamos num equipamento que é especificamente orientado para o treino do trícep sural - exercitar a musculatura do gémeo e solear, bem como estruturas tendinosas como o Aquiles, que vai alargar o nosso portfólio de produtos. Na mesma linha, acreditamos que o software é altamente diferenciado e disruptivo no mercado, agregando uma excelente ‘user-experience’ com algoritmos avançados de análise.”, explica José Santos, responsável pelo projeto na Neuroexcellence.
 
O Smart Calf Trainer está a ser desenvolvido no âmbito do projeto NexTrainer - New Equipment for Advanced Neuromuscular Calf Training and Recovery, que é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).