Fale connosco
English

“Personalidade do Ano” dos prémios Portugal Tecnológico é investigadora do INEGI e LAETA

21 novembro 2020



O júri dos prémios "Os Melhores do Portugal Tecnológico” atribuiu, por unanimidade, a distinção "Personalidade do Ano” a Maria Helena Braga, investigadora no INEGI, no Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), e docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O prémio é atribuído pela revista Exame Informática, com o apoio da VISÃO, e visa distinguir os que "em Portugal fazem mais pela Ciência e pela Tecnologia”. A entrega dos prémios decorreu a 18 de novembro, numa cerimónia online, disponível para rever AQUI.

Segundo José Tribolet, presidente do júri que atribuiu o prémio, Maria Helena Braga "tem sido uma referência internacional em diferentes áreas do desenvolvimento das baterias, tecnologia com potencial para uma relativamente rápida aplicação comercial e industrial”.

Uma conquista que para este júri exemplifica "como a ciência pode ser usada com uma aplicação prática com consequências positivas para a humanidade. E razões fortes para o júri ter decidido, por unanimidade, atribuir o Prémio Personalidade do Ano a Helena Braga.”

A investigação de Maria Helena Braga centra-se no estudo, experimental e teórico, de materiais para o armazenamento de energia em baterias. No INEGI integra a o grupo de investigação dedicado à Energia, Ambiente & Sustentabilidade, onde tem vindo a contribuir para avançar a investigação e o desenvolvimento de soluções que respondam aos desafios globais nestas áreas.

Trabalhou, durante vários anos, com a equipa de John B. Goodenough, o criador das baterias de iões de lítio e Prémio Nobel da Química em 2019. No início deste ano, destacou-se ao criar uma bateria inovadora que ao combinar "capacitância negativa e resistência negativa” na mesma célula, permite que esta se autocarregue sem perder energia.