Vice-Presidente do INEGI e Professor da FEUP eleito para a prestigiada Academia das Ciências de Lisboa
03 junho 2023Pedro Camanho, investigador e Vice-Presidente do INEGI, e Professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente eleito sócio correspondente da prestigiada Academia das Ciências de Lisboa, na 7ª secção - Ciências da Engenharia.
Com uma extensa carreira de investigação, o trabalho de Pedro Camanho é reconhecido internacionalmente, sobretudo no estudo e simulação dos mecanismos de deformação e fratura de materiais compósitos avançados em diferentes escalas temporais e espaciais.
Na sequência deste reconhecimento, o investigador e Vice-Presidente do INEGI expressou a sua honra e gratidão, afirmando que "é uma grande honra ter sido eleito para uma instituição criada em 1779, que tem promovido a investigação científica, a literatura e a cultura. Estou muito empenhado em contribuir para a missão da Academia das Ciências de Lisboa, que é de grande importância para o desenvolvimento do nosso país”.
Após concluir a sua licenciatura em Engenharia Mecânica na FEUP em 1993, Pedro Camanho obteve o seu doutoramento no conceituado Imperial College London, no Reino Unido, em 1999, no Departamento de Aeronáutica. No mesmo ano, regressou a Portugal para integrar o Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e assumir o cargo de diretor da Unidade de Integridade Estrutural do INEGI. Atualmente, é Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia desde 2014, Presidente do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeroespacial (LAETA) e Vice-Presidente do INEGI.
Pedro Camanho é também membro do Conselho da Sociedade Europeia de Materiais Compósitos (ESCM). Mais recentemente, foi nomeado Fellow da Royal Aeronautical Society, foi distinguido como Investigador do Ano pela Universidade do Porto em 2020 e recebeu o Prémio Carreira da Sociedade Portuguesa de Fadiga e Integridade Estrutural.
A tomada de posse decorrerá no dia 6 de julho, no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa.