Fale connosco
English

Vice-Presidente do INEGI integra conselho editorial de revista de referência mundial em engenharia mecânica

18 fevereiro 2021


Pedro Camanho, investigador e vice-presidente do INEGI, e presidente do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), é o mais recente membro do conselho editorial da Internacional Journal of Solids and Structures, revista de referência mundial na área de mecânica de sólidos e estruturas. É o único português a ocupar um cargo no corpo editorial da revista.

A publicação da Elsevier, de âmbito internacional, foca "vários aspetos da análise estrutural mecânica e de sólidos incluindo análise de rotura, escoamentos, propagação de ondas, transferência térmica, efeitos termodinâmicos em sólidos, métodos de otimização de design, analise de modelo, topografia estrutural, e técnicas de cálculo numérico”.

Importa realçar que o prestigiante cargo surge na sequência de uma carreira académica de muito relevo na área, já que o trabalho do investigador no estudo e desenvolvimento de materiais compósitos avançados é uma referência internacional.

Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde 2014, Pedro Camanho é também membro do Conselho Consultivo da Sociedade Europeia de Mecânica (EUROMECH), membro do Conselho da Sociedade Europeia de Materiais Compósitos (ESCM) e do Painel de Engenharia do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). Mais recentemente, foi nomeado fellow da Royal Aeronautical Society e investigador do ano da Universidade do Porto.