Apresentação

Mudar hábitos e rotinas não é fácil, mas é urgente para combater o desperdício energético e mitigar as alterações climáticas. Por isso surgiu o projeto NUDGE, para estudar o comportamento dos cidadãos europeus face ao consumo de energia na habitação e para testar a implementação de estratégias de nudging ("empurrões").
O estudo piloto em Portugal contou com 100 famílias residentes na região do Porto, que abriram a porta ao INEGI para a monitorização de consumo de energia e qualidade do ar interior na habitação, e eficácia dos "empurrões" (nudges) recebidos via uma app para smartphones.
Junte-se a nós, no próximo dia 14 de novembro, para conhecer este projeto, os resultados do estudo piloto português, e as principais conclusões. Teremos também como oradora convidada Mariana Almeida, jurista do Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO, com uma intervenção intitulada «Transição energética vs pobreza energética: qual o lugar do consumidor?».
Este evento tem como público-alvo todas as entidades e atores envolvidos ou interessados em temáticas relacionadas à eficiência energética e qualidade do ar na habitação, tais como empresas do setor elétrico, entidades municipais, associações e grupos de interesse, e autoridades públicas, bem como as famílias participantes no estudo piloto. A entrada é livre, mediante inscrição.
Programa
Diretora da área de Energia do INEGI
Jurista do Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
Investigadora no INEGI
Consultor no INEGI
Investigador no INEGI
Marta Gabriel
Investigadora no INEGI
Investigadora no INEGI