Consórcio português apresenta protótipo de sistema de transporte modular e intermodal
16 outubro 2023Parece o adereço de um qualquer filme futurista, mas é na realidade o conceito de um sistema de transporte aéreo pessoal que foi apresentado este mês no aeródromo de Ponte de Sor. Nasceu no âmbito de um projeto totalmente português, denominado FLY.PT que arrancou em 2020, e vários dos seus componentes foram desenvolvidos no INEGI.
O protótipo à escala de 1:4 demonstra um conceito que permite mobilidade aérea suportada por um drone, um skate autónomo para mobilidade terrestre, e uma cabine acoplável a cada um dos dois veículos, criando um sistema intermodal. A par deste protótipo, também foi desenvolvido um mockup à escala real da cabine que permitiu validar a ergonomia e o ambiente dos futuros ocupantes.
A equipa do
INEGI teve a seu cargo o desenvolvimento e fabrico de todo o sistema de
integração cabine/drone e o projeto da estrutura da cabine. No Instituto também
foram estudados sistemas de baterias estruturais e desenvolvido um conceito de motor
criogénico, essenciais para garantir a energia e propulsão necessárias para o
funcionamento deste inovador sistema de transporte.
Paralelamente, a equipa
participou no desenvolvimento de um sistema de gestão da condição onde foram
estudadas e selecionadas tecnologias de sensorização para aplicar no veículo
para a sua monitorização estrutural, resultando num sistema que também foi aplicado neste protótipo.
Findos três anos de trabalho, o FLY.PT torna-se uma base tecnológica e de conhecimento para abordar a revolução em curso no transporte aéreo, em termos de conceitos de uso e de multimodalidade, e de tecnologias relacionadas com a eletrificação das aeronaves, com os sistemas autónomos, e com as estruturas do futuro, dos novos materiais e processos, e dos conceitos de uso que se estão a tornar os grandes desafios tecnológicos da disrupção que se antevê neste sector.
O consórcio foi liderado pela empresa Tekever UAS e, além do INEGI, contou com a participação da AED Portugal (Cluster Português para as Indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa), SETSA, Optimal Structural Solutions, CONTROLAR, Almadesign, TEKEVER II, CEIIA, ISQ, INESC TEC, IPL, ISEP, PIEP, EMPORDEF, Universidade de Évora, CODI, FHP e Critical Materials.
O projeto "FLY.PT – Mobilizar a indústria aeronáutica nacional para a disrupção no transporte aéreo urbano do futuro" está inserido nos Programas Mobilizadores, que visam a promover o crescimento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação. Este projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Portugal 2020.
Páginas Relacionadas
Inovação e Transferência de Tecnologia | Aeronáutica, Espaço e Defesa
Inovação e Transferência de Tecnologia | Automóvel e Transportes