Fale connosco
English

Fabricantes de desinfetantes de mãos contam com INEGI para detetar substâncias perigosas

06 agosto 2021

Os desinfetantes de mãos, amplamente conhecidos como álcool-gel, passaram a fazer parte da rotina de todos, tornando-se um produto de consumo habitual. O controlo e garantia de qualidade destes produtos é, por isso, vital para zelar pela segurança de todos.

O INEGI está por isso apto para realizar análises a desinfetantes de mãos, para detetar substâncias perigosas, como o benzeno, metanol ou outras. Através da análise por GC/MS é possível identificar centenas de substâncias, algumas das quais poderão estar presentes inadvertidamente nos produtos finais.

Apoiado pelo Laboratório de Qualidade do Ar Interior, o INEGI ajuda assim os fabricantes de desinfetantes para as mãos a garantir que os seus produtos estão em conformidade com os regulamentos nacionais e internacionais, sem qualquer perigo para a saúde dos seus utilizadores. 

Esta análise é relevante, dado que casos de contaminação já foram detetados. Um laboratório americano – Valisure1– analisou 260 amostras de 168 marcas diferentes e verificou que 17% das amostras continham níveis detetáveis de benzeno. 21 amostras (8%) continham benzeno acima de duas partes por milhão (ppm), limite temporário que o regulador americano FDA (Food and Drug Administration) definiu para desinfetantes líquidos para as mãos. Também no website da Comissão Europeia para a segurança dos produtos podem ser encontrados vários alertas sobre a presença de metanol, substância muito tóxica, em desinfetantes para as mãos.

"Estes produtos foram e continuam a ser de grande importância para combater a pandemia, bloqueando vias de transmissão e evitando assim a propagação do vírus SARS-CoV-2 e outros. É, por isso, de grande importância que estes produtos não contenham substâncias perigosas para a saúde, que podem estar presentes pela utilização inadvertida de reagentes contaminados”, salienta Gabriela Ventura, investigadora do INEGI.


1 VALISURE DETECTS KNOWN HUMAN CARCINOGEN BENZENE IN SEVERAL HAND SANITIZER PRODUCTS AND REQUESTS FDA ACTIONS

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi