Fale connosco
English

FUCOLI-SOMEPAL aliou-se ao INEGI para inovar com produto que veda tubagens em sistemas de distribuição de água

11 outubro 2021

Com o apoio especializado do INEGI, a empresa FUCOLI-SOMEPAL desenvolveu um novo produto para unir tubos multimaterial e multi-diâmetro, para uso tubagens de grandes diâmetros sob pressões elevadas. O carácter inovador da solução já resultou num pedido de patente.

O consumo energético dos sistemas de distribuição de fluídos está diretamente ligado à capacidade de vedação na união entre os tubos de bombagem que os transportam. Isto acontece, por exemplo, no sistema de abastecimento público de água, que em Portugal chega a consumir mais de 400GWh por ano.

Perante a dimensão deste consumo, com relevante impacto económico e ambiental, a empresa, especializada em produtos em ferro fundido para redes de água potável e residual, entre outras, desafiou o INEGI a criar uma solução para melhorar a eficiência destes sistemas de distribuição.

Fabrico aditivo acelerou desenvolvimento de produto e «time-to-market»

Desta colaboração nasceu um dispositivo que, como descreve António Baptista, responsável pelo projeto no INEGI, "assegura a completa vedação na união entre tubos, e garante também a retenção de qualquer movimento axial derivado das pressões do fluido no seu interior”.

O fabrico aditivo foi uma peça-chave do ciclo de desenvolvimento de produto, permitindo acelerar a realização de testes e validações funcionais de protótipos, e eliminar o custo acrescido associado fabrico de novos moldes metálicos.

Os próximos passos passam pela industrialização da solução, que, como explica António Baptista, promete resultar numa "menor perda de carga ao longo dos ramais de distribuição, minimizando a diferença de pressão à saída da estação de bombagem e os pontos de utilização, e a correspondente energia necessária para manter a pressão”.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi