Fale connosco
English

INEGI contribui com soluções inovadoras para o futuro do setor automóvel

10 abril 2023
O setor automóvel está a passar por profundas mudanças, tendo o Parlamento Europeu aprovado a proibição da comercialização de automóveis com motor a combustão, a partir de 2035.  Para posicionar o cluster automóvel nacional nas novas cadeias de valor globais, nasceu o projeto «Hi-rEV», uma das 23 agendas de inovação, apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que conta com o contributo do INEGI

Este projeto tem como meta o desenvolvimento, teste e demonstração de uma nova geração de tecnologias, processos e produtos que permitam às empresas do cluster automóvel nacional posicionar-se de forma competitiva na construção do carro do futuro​. 

Ana Reis, responsável pelo projeto no INEGI, explica que "a eletrificação do setor automóvel traz novas oportunidades, mas também desafios às empresas estabelecidas no mercado, onde, a nível nacional, existem muitas empresas fabricantes de componentes para motores de combustão interna. É, por isso, essencial reposicionar as empresas do setor". 

O INEGI vai, por isso, contribuir com soluções tecnológicas inovadoras e com trabalhos de investigação aplicada, procurando ajudar os parceiros empresariais a posicionarem-se para as atuais tendências da mobilidade, aportando "competências técnicas e científicas que permitam o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis, eficientes, e com melhor performance para a mobilidade do futuro”, afirma a responsável. 

O consórcio é liderado pela Palbit, e conta com a participação de 23 entidades entre empresas, centros de tecnologia e inovação, e associações empresariais. É financiado pela União Europeia através do Next Generation EU e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa operacional Capitalização e Inovação Empresarial. 



 


Páginas Relacionadas 


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi