INEGI contribui com soluções inovadoras para o futuro do setor automóvel
10 abril 2023O setor automóvel está a passar por profundas mudanças, tendo o Parlamento Europeu aprovado a proibição da comercialização de automóveis com motor a combustão, a partir de 2035. Para posicionar o cluster automóvel nacional nas novas cadeias de valor globais, nasceu o projeto «Hi-rEV», uma das 23 agendas de inovação, apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que conta com o contributo do INEGI.
Este projeto tem como meta o desenvolvimento, teste e demonstração de uma nova geração de tecnologias, processos e produtos que permitam às empresas do cluster automóvel nacional posicionar-se de forma competitiva na construção do carro do futuro.
Ana Reis, responsável pelo projeto no INEGI, explica que "a eletrificação do setor automóvel traz novas oportunidades, mas também desafios às empresas estabelecidas no mercado, onde, a nível nacional, existem muitas empresas fabricantes de componentes para motores de combustão interna. É, por isso, essencial reposicionar as empresas do setor".
O INEGI vai, por isso, contribuir com soluções tecnológicas inovadoras e com trabalhos de investigação aplicada, procurando ajudar os parceiros empresariais a posicionarem-se para as atuais tendências da mobilidade, aportando "competências técnicas e científicas que permitam o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis, eficientes, e com melhor performance para a mobilidade do futuro”, afirma a responsável.
O consórcio é liderado pela Palbit, e conta com a participação de 23 entidades entre empresas, centros de tecnologia e inovação, e associações empresariais. É financiado pela União Europeia através do Next Generation EU e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa operacional Capitalização e Inovação Empresarial.


Páginas Relacionadas