Fale connosco
English

INEGI coordena programa europeu para expandir leque de formação e qualificações no campo das ligações adesivas

07 junho 2022

Chama-se KNOWBOND a nova iniciativa europeia, coordenada pelo INEGI, que pretende impulsionar a formação de profissionais na área das tecnologias das ligações adesivas. O objetivo é contribuir para a expansão do atual sistema de qualificações, indo de encontro às necessidades atuais da indústria.

A união de componentes é uma necessidade transversal a toda a indústria, e as ligações adesivas, em particular, ganham terreno graças à sua capacidade de unir um largo leque de materiais de forma fiável. Com aplicação em produtos para setores de ponta como o automóvel e aeronáutica, bem como em setores mais tradicionais como a eletrónica e do mobiliário, a demanda por conhecimento técnico é alta.

Razão pela qual se torna importante garantir uma abordagem sistemática em relação à educação inicial e contínua destes profissionais.

"Existe um sistema de qualificação reconhecido internacionalmente”, explica Lucas da Silva, responsável pelo projeto no INEGI. "Este, porém, ignora a possibilidade de os indivíduos desenvolverem e certificarem conhecimentos e competências relacionados com atividades profissionais específicas. Ao expandir este sistema, vamos colmatar a lacuna existente entre a oferta educacional e a demanda industrial”.

No âmbito do projeto KNOWBOND, os planos de estudo serão reestruturados de modo a permitir o reconhecimento de todas as competências profissionais, incluindo aquelas fruto de aprendizagem flexível. O projeto contribuirá também diretamente para a promoção de novos caminhos de qualificação e, simultaneamente, para a criação de nova oferta adaptada às necessidades de aprendizagem de indivíduos e empresas.

O projeto KNOWBOND conta com parceiros de cinco países europeus – Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha e Eslovénia – e é cofinanciado pela União Europeia.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi