Fale connosco
English

INEGI distingue duas personalidades como associados honorários

21 julho 2023

O INEGI conta com dois novos associados honorários, que o seu Conselho de Administração decidiu homenagear pelo seu papel no fortalecimento e desenvolvimento da instituição: António Torres Marques e Artur Santos Silva. Ambos se distinguem pela extensa atividade cívica e contribuições nos ecossistemas académico, científico e político, e deixam um legado significativo no progresso e sucesso do INEGI.

António Torres Marques foi Presidente da Direção do INEGI entre 1997 e 2000, e Diretor do DEMec entre 2006 e 2014. Ao longo da sua vida profissional desempenhou sempre um papel fundamental na aproximação Universidade – Indústria, nos seus inúmeras projetos e relações com a indústria, e no desenvolvimento dos materiais compósitos como área de saber no DEMec, no INEGI e no país. Hoje, a área de negócios fundada por ele no INEGI, não só tem a maior dimensão no Instituto, mas é também uma das que tem maior reconhecimento científico em termos nacionais e internacionais.

Alcibíades Paulo Guedes, presidente do Conselho de Administração do INEGI, salientou a sua "disponibilidade para o INEGI, nos momentos de reflexão, nos contributos para o seu desenvolvimento, na auscultação das «bases», na antecipação das tendências. Continua a ser ainda hoje, mesmo não desempenhando quaisquer funções executivas no INEGI, uma das nossas referências presentes”.

Artur Santos Silva, além das funções profissionais de grande destaque que desenvolveu ao longo da sua vida, destacou-se ainda pela sua atividade cívica, dedicando particular atenção à inovação empresarial, à interação Universidade - Empresas, e ao seu papel no desenvolvimento do tecido empresarial.

Durante mais de duas décadas, e enquanto exerceu as funções de presidente da Comissão Executiva do Conselho de Administração do banco BPI (1981-2004) e, mais tarde, de presidente deste Conselho (2004-2015), e ainda de Presidente da Direção da COTEC Portugal (2006-2009), "esteve sempre disponível para apoiar e incentivar o INEGI”, salienta Alcibíades Paulo Guedes. "Em particular, foi, por iniciativa própria, um dos motores da participação do banco BPI no Fundo Patrimonial do INEGI, dando desta forma um contributo importante no financiamento da construção das atuais instalações, agora ampliadas, viabilizando aquele que foi o investimento mais estruturante para o desenvolvimento do INEGI”, acrescenta.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi