Fale connosco
English

INEGI e Lusíadas Saúde juntos, por mais eficiência energética nas unidades hospitalares do grupo

15 junho 2021

O INEGI, em parceria com a consultora Positive Benefits, está a trabalhar com a Lusíadas Saúde, na definição de estratégias com vista à sustentabilidade energética e ambiental das suas unidades hospitalares.

Nas palavras de Ana Magalhães, responsável pelo projeto no INEGI, "o setor hospitalar, dada a especificidade e diversidade da sua atividade, é um setor que tipicamente consome muita energia”. Por consequência, os "custos energéticos têm um peso significativo na estrutura de custos da operação das unidades”.

Igualmente importante, acrescenta a responsável, é o impacto ambiental desta atividade, já que, "decorrente dos consumos energéticos associados à sua operação, estas infraestruturas são responsáveis por elevadas taxas de emissões indiretas de gases com efeito de estufa”.

Atendendo a este paradigma e com foco na da gestão energética, a Lusíadas Saúde aliou-se ao INEGI para identificar medidas para promover a eficiência agregada de recursos e a diminuição de desperdícios, com principal enfoque na gestão do consumo de água e energia.

Reduzir o consumo energético em prol da sustentabilidade dos hospitais 

Com o mote de reduzir o consumo energético em prol da sustentabilidade nos hospitais, estima-se que o plano de ação desenvolvido, poderá potenciar uma diminuição com uma média de 20 a 30% no consumo de energia primária, em cada uma das unidades hospitalares abrangidas.

O plano tem por base a realização de auditorias energéticas a cinco unidades hospitalares (Porto, Braga, Lisboa, Amadora e Sacavém) e estudos de viabilidade técnica e económica.

Além de contribuir para eliminar ineficiências sob o ponto de vista do desempenho energético, as soluções a implementar também preveem a integração de energias renováveis e a promoção do conforto térmico. O plano engloba ainda medidas de curto e longo prazo, privilegiando também ações que se traduzem numa redução de custos equivalente ao investimento.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi