INEGI leva expertise em biomecânica, ecodesign e sensorização à indústria do calçado
21 setembro 2023Potenciar novos materiais, tecnologias, processos e produtos de calçado e marroquinaria com o propósito de facilitar a transição do cluster do calçado e moda para uma abordagem de bioeconomia sustentável e circular é o principal objetivo do novo projeto BioShoes4All, que conta com o contributo do INEGI.
Com especial foco na transição para a bioeconomia e economia circular sustentável, esta iniciativa é a aposta da indústria do calçado para reforçar a resiliência e continua internacionalização do setor. Baseia-se em cinco pilares: biomateriais, calçado ecológico, economia circular, tecnologias avançadas de produção, e capacitação e promoção.
O INEGI vai contribuir nos domínios da biomecânica, ergonomia, ecodesign e sensorização e, mais concretamente, a equipa do INEGI tem a seu cargo o desenvolvimento de calçado de segurança de trabalho sensorizado e ecológico, em parceria com a AMF, empresa de calçado de segurança.
Trata-se de um sapato de segurança que, além de proteger os pés do trabalhador contra perigos externos, irá contribuir para monitorizar vários parâmetros que caracterizam a atividade de trabalhadores, como o número de passos, tempo de permanência em pé, sobrecargas, entre outros. A emissão de alertas e situações de risco poderá ser uma forma de mitigar e prevenir lesões ocupacionais para o trabalhador, como é o caso da deteção cargas desadequadas.
Como explica Nilza Ramião, responsável pelo projeto, "a Indústria 5.0 surge como um marco evolutivo, conectando a automação, a colaboração humano-máquina e a incorporação essencial da sustentabilidade”. Neste contexto, a preservação da saúde dos trabalhadores é assegurada através da reconfiguração de tarefas, incluindo "a integração de tecnologias como robôs colaborativos e a promoção de ambientes laborais mais saudáveis”.
Liderado pela APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, o consórcio junta 69 parceiros e tem um orçamento de perto de 80 milhões de euros.
O setor do calçado em Portugal tem uma posição importante no tecido empresarial português. Segundo a APICCAPS, tem crescido a um ritmo acelerado, tendo em 2022 registado recordes de produção e faturação, com as exportações a atingir os 2 mil milhões de euros.
O projeto BioShoes4All: Inovação e capacitação da fileira do calçado para a
bioeconomia sustentável é financiado pela União Europeia através do Next
Generation EU e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do
programa operacional Bioeconomia Sustentável apoiado pelo Fundo Ambiental.
Páginas Relacionadas
Inovação e Transferência de Tecnologia | Saúde e Desporto
Inovação e Transferência de Tecnologia | Biomecânica