Fale connosco
English

Novo sistema de carga do Grupo Navarra foi desenhado no INEGI

24 janeiro 2023

O Grupo Navarra, inserido na indústria do alumínio, desafiou o INEGI a desenvolver uma solução para tornar o manuseamento de cestos de transporte de perfis de alumínio mais fiável e seguro. Deste desafio nasceu um novo sistema mecânico, totalmente personalizado à empresa, e que já está a ser utilizado.

A solução desenvolvida é "exclusivamente mecânica e contém um «gancho» único, adaptável às diferentes características dos cestos, com diferentes comprimentos e tipos de fixação, para o encavilhamento e desencavilhamento de cavilhas específicas”, conta José Cunha responsável pelo projeto no INEGI.

"Foi um grande desafio criar um equipamento de ação puramente mecânico. Mas com a nossa experiência, em particular, as competências em projeto mecânico, simulação numérica e análise estrutural, conseguimos ir ao encontro de   todos os requisitos do Grupo Navarra e contribuir para tornar a sua operação mais eficiente e segura", acrescenta.

Neste projeto foi também desenvolvido um sistema de sinalização visual posicionado nos topos do equipamento. Esta sinalização move-se em concordância com o sistema mecânico de modo a assegurar que o técnico consiga ver, de qualquer local, o estado em que se encontra a operação. Esta inovação na sinalização garante maior segurança dentro da fábrica, cumprindo assim o objetivo que motivou o Grupo Navarra a procurar uma solução mais eficaz para diminuir o risco de acidentes por erro humano. 



Páginas Relacionadas

Inovação e Transferência de Tecnologia | Desenvolvimento de Produto

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi