Tecnologias de captura de movimento potenciam segurança e eficiência na indústria
06 setembro 2022A equipa da área de Biomecânica no INEGI está a transformar as tecnologias de captura de movimento em ferramentas de suporte à criação de soluções de engenharia para a indústria. O objetivo é contribuir para a saúde e bem-estar ocupacional e para tornar os sistemas de produção mais eficientes e flexíveis.
"As potencialidades são imensas”, conta Nilza Ramião, responsável por esta área no INEGI. "Transpor o movimento de um trabalhador do mundo físico ao mundo digital, permitirá, por um lado, melhorar a definição de postos de trabalho e implementar boas práticas que contribuem para reduzir o risco de lesão. Por outro lado, permitem detetar ineficiências e potencial para colaborações entre humanos e robôs”.
A equipa multidisciplinar do INEGI reúne competências nas áreas de desenvolvimento de produto, biomecânica, segurança e saúde ocupacional e ergonomia. Está, por isso, capacitada para responder a desafios emergentes como é a prevalência das lesões músculo-esqueléticas e doenças relacionadas com o stress.
Modelar processos biológicos, assume assim
especial relevância porque permite abordar de forma científica e quantificada,
os vários contextos da atividade humana. É igualmente importante ao nível da engenharia de produto, seguindo o aumento exponencial dos requisitos de
usabilidade e recursos de personalização e reconfiguração, nomeadamente em bens
de equipamento.