Fale connosco
English

Bolsa de Investigação (BI)

Enviar Candidatura até 06-12-2022 Candidate-se

Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do UIBD/50022/2020 LAETA - Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), nas seguintes condições:

Título do plano de trabalhos: Small scale triple effect solar desalination system

Área Científica: Engenharia Mecânica

1. Duração e Regime de Atividade:
Duração de 7 meses, com início em dezembro de 2022. A atribuição das bolsas não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.

2. Objeto de Atividade:
O objetivo deste trabalho consiste na execução das tarefas previstas no projeto Small-SolDes, em particular a finalização da construção de um protótipo de dessalinização acionado por energia solar térmica e análise experimental do funcionamento do sistema desenvolvido. A unidade de dessalinização desenvolvida é composta por dois subsistemas: o campo de coletores solares térmicos e o subsistema TVC. O campo solar deverá ser compacto e conduzir a temperaturas de trabalho do fluido entre 120 e 180ºC. Outros componentes deste subsistema incluirão ligações hidráulicas, bomba de circulação e uma pequena unidade de armazenamento de energia. O subsistema TVC de baixa manutenção será composto por um ejetor de geometria variável, condensador, evaporador, unidade de pré-tratamento, sistema de armazenamento dos produtos de dessalinização, bombas e dispositivos de instrumentação e controlo. O trabalho, na fase atual de execução do trabalho, envolverá a finalização da construção e instrumentação do protótipo. O candidato irá também realizar atividades experimentais e a correspondente análise de dados.

3. Coordenação e Orientação Científica:
A coordenação dos trabalhos será do Prof. Szabolcs Varga. Os trabalhos decorrerão nas instalações do INEGI e FEUP, no Porto.

4. Formação Académica:
Destina-se a alunos atualmente inseridos em programas doutorais na área de Engenharia Mecânica.
São condições preferenciais para a avaliação dos candidatos;

        I.    Conhecimento do sistema de dessalinização desenvolvido;

      II.     Bom domínio da língua inglesa, nas formas oral e escrita;

     III.    Capacidade de trabalho em equipa e individual.

No caso de graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e por forma a garantir a aplicação do princípio da igualdade de tratamento a candidatos que detêm graus académicos estrangeiros e nacionais, é obrigatório o reconhecimento desses graus. O reconhecimento de graus académicos e diplomas estrangeiros pode ser requerido em qualquer instituição de ensino superior pública, ou na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES, apenas para o caso do reconhecimento automático). Relativamente a esta matéria, sugere-se a consulta do portal da DGES através do seguinte endereço: http://www.dges.gov.pt.

6. Subsídio de Manutenção Mensal:
O montante da bolsa corresponde a €1144,64 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores, paga no final do mês a que respeitar por transferência bancária.

7. Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, e respetivas alterações, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, Regulamento N.º 950/2019, de 16 de dezembro.

8. Critérios de seleção:
i) Estudante Engenharia Mecânica - 25%
ii) Média das UC's concluídas - 15%
iii) Experiência no tema do plano de trabalhos - 60%.

9. Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Prof. Szabolcs Varga. Vogais: Doutora Isabel Azevedo, Doutora Ana Palmero. Vogal suplente. Doutor João Soares.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão afixados em www.inegi.pt
Após ser notificado, o candidato tem um prazo de 10 dias úteis para reclamação, devendo fazê-lo para o email de notificação do resultado final da avaliação.
Em caso de reclamação, será elaborada ata de decisão e fundamentação.

11. Documentos de Candidatura:
Documentos a apresentar:

        I.    Comprovativo de habilitações;

      II.     Comprovativo de inscrição como doutorando.

12. Datas e Locais de Apresentação de Candidatura:
A documentação referida no ponto 11. deverá ser remetida de 22 de novembro a 06 de dezembro de 2022 através da página oficial do INEGI www.inegi.pt em Junte-se a nós | Bolsa de Investigação premindo Candidate-se - RH BI LAETA ENERGIA 49/2022

13. Local de trabalho:
Os trabalhos serão realizados nas instalações do INEGI no Porto Portugal ou noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos.

14. Núcleo do Bolseiro:
O núcleo de acompanhamento a bolseiros funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, nos Serviços de Gestão de Pessoas.



Candidate-se
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi