Fale connosco
English

Bolsa de Investigação no âmbito do projeto ToughJoint

Enviar Candidatura até 09-12-2022 Candidate-se

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto ToughJoint

Saiba mais sobre esta área de atividade:

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto PTDC/EME-EME/2728/2021 "ToughJoint - Novas abordagens para melhorar a resistência e reduzir a delaminação das juntas adesivas com substratos compósitos” com o apoio financeiro da FCT/MCTES, nas seguintes condições:

Título do plano de trabalhos: Desempenho de juntas adesivas híbridas sob cargas de fadiga 

Área Científica: Engenharia Mecânica

1. Duração e Regime de Atividade:
Duração de 12 meses, com início previsto para janeiro de 2023, eventualmente renovável até ao limite máximo permitido pela regulamentação aplicável.
A atribuição das bolsas não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.

2. Objeto de Atividade:

a)      Fabrico de juntas híbridas em compósito de alto desempenho;

b)      Estudo do comportamento das juntas híbridas quando sujeitas a cargas cíclicas;

c)      Desenvolvimento de modelos numérico à fadiga para juntas híbridas;

d)      Fabrico e ensaio do conceito de compósito híbrido de alto desempenho em um componente real;

e)      Escrever conteúdo científico (artigos, relatórios, apresentações, etc.).  

3. Orientação Científica:
Doutor Ricardo Carbas. Os trabalhos decorrerão nas instalações do INEGI e FEUP, no Porto.

4. Condições de Admissão:
O candidato deve apresentar declaração de honra em como se compromete a estar inscrito num doutoramento ou num curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, até se efetuar a contratualização da bolsa.
A bolsa destina-se a estudantes de doutoramento na área da Engenharia Mecânica ou Mestres na área da Engenharia Mecânica, inscritos em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior Portuguesa.
Consideram-se «Cursos não conferentes de grau académico» os cursos a que se refere a alínea e) do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, desde que desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou várias unidades de I&D, de acordo com o previsto na alínea e) do Artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.

5. Formação Académica:
Estudantes com mestrado em Engenharia Mecânica.
As condições preferenciais para avaliação do candidato são:

i)         conhecimento e trabalho realizado na área das juntas adesivas;

ii)        experiência em programar usando Python;

iii)      experiência em modelação usando Abaqus;

iv)      conhecimentos sólidos na caraterização de materiais poliméricos;

v)        capacidade de análise, espírito crítico e orientação para objetivos;

vi)      capacidade de trabalho em equipa e individual;

vii)     línguas Portuguesa e Inglesa: Prioridade elevada, nível Bom.

No caso de graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e por forma a garantir a aplicação do princípio da igualdade de tratamento a candidatos que detêm graus académicos estrangeiros e nacionais, é obrigatório o reconhecimento desses graus.
O reconhecimento de graus académicos e diplomas estrangeiros pode ser requerido em qualquer instituição de ensino superior pública, ou na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES, apenas para o caso do reconhecimento automático). Relativamente a esta matéria, sugere-se a consulta do portal da DGES através do seguinte endereço: http://www.dges.gov.pt.

6. Subsídio de Manutenção Mensal:
O montante da bolsa corresponde a €1144,64 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores, paga no final do mês a que respeitar por transferência bancária. Será também assegurado o pagamento do seguro de acidentes pessoais, o pagamento do seguro social voluntário se aplicável.

7. Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, e respetivas alterações, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, Regulamento N.º 950/2019, de 16 de dezembro.

8. Métodos de seleção:
O processo de seleção é inicialmente constituído por uma avaliação curricular à luz dos critérios referidos. Desta avaliação resulta a seleção das candidaturas que passam à fase de entrevista. A avaliação final é calculada tendo por base um peso de 40% da avaliação curricular e 60% da entrevista. Os critérios de seleção são seguintes: o mérito científico, qualificações, a adequação entre o perfil do candidato e os objetivos da bolsa, a motivação e a experiência relevante para o projeto em questão, de acordo com os requisitos de admissão acima descritos. O júri reserva-se o direito de não preencher os lugares a concurso, caso entenda não existirem candidatos que satisfaçam os requisitos do mesmo.

9. Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Doutor Ricardo Carbas. Vogais: Doutor Eduardo Marques, Prof. Doutor Lucas da Silva. Vogal suplente: Doutora Ana Queirós.

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão afixados em www.inegi.pt.

11. Documentos de Candidatura:

         I.    Carta de motivação, demonstrando a sua adequação ao perfil requerido;

        II.    Curriculum Vitae;

       III.    Certificado de Habilitações reconhecido em Portugal;

      IV.    Certificado grau/nível língua inglesa.

12. Datas e Locais de Apresentação de Candidatura:
A documentação referida no ponto 10 deverá ser remetida de 15 de novembro a 09 de dezembro de 2022, através da página oficial do INEGI www.inegi.pt em Trabalhar no INEGI | Vagas Disponíveis premindo Enviar Candidatura RH ToughJoint UPAL 46.1/2022

13. Núcleo do Bolseiro:
O núcleo de acompanhamento a bolseiros funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, nos Serviços de Recursos Humanos.

Candidate-se
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.   Saiba mais

Compreendi