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Bolsa de Investigação para aluno(a) de Mestrado - RH FlatForm UTAF 34/2021

Enviar Candidatura até 26-01-2022 Candidate-se

Anúncio para atribuição de uma Bolsa de Investigação

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para aluno(a) de Mestrado no âmbito do projeto FLATFORM "Desenvolvimento de módulos para linha conformação/processamento de chapa” refª 70001, financiado pela ANI - Agência Nacional de Inovação, S.A, nas seguintes condições:

Título do plano de trabalhos: Conceção e pré-dimensionamento do berço superior da cassete de uma aplanadora inteligente

1. Duração e Regime de Atividade:
Duração 6 meses, com início previsto para fevereiro de 2022, eventualmente renovável.
A atribuição das bolsas não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.

2. Objeto de Atividade:
O desenvolvimento deste trabalho será realizado no âmbito do projeto FLATFORM, cujo principal objetivo passa pela conceção e desenvolvimento de módulos de uma linha corte combinada (linha de corte transversal ou longitudinal). Estes desenvolvimentos surgem no sentido de garantir o acompanhamento deste tipo de equipamentos às necessidades da Indústria 4.0, em detalhe, assegurar processos mais eficientes, digitalizados e mais automatizados com a menor intervenção de operador, reduzir custos (consumos energéticos e matérias primas), permitir a obtenção de produtos de elevada customização e adaptados à necessidade do cliente.

Para o presente trabalho o objetivo centra-se no melhoramento e inovação do módulo da aplanadora, com principal foco para o acionamento elétrico tornando os processos mais eficientes (em termos de controlo, sem rampas/fugas) permitindo a redução dos custos energéticos, dimensionamento estrutural recorrendo a ferramentas de simulação numérica e seleção de componentes de compra para integração no equipamento.

Dentro dos diferentes componentes e conjuntos que fazem parte de uma aplanadora, deverá ser realizado a conceção e pré-dimensionamento do berço superior da cassete da aplanadora, recorrendo ao seguinte plano de trabalhos:

  • Análise do estado da arte relativos aos desafios e necessidades inerentes ao processo de aplanamento (roll levelling) de chapa de aço e correção dos diferentes tipos de defeitos de chapa;
  • Participação na desmontagem de uma aplanadora afim serem explorados os princípios tecnológicos e de funcionamento através de engenharia inversa;
  • Conceção do projeto preliminar do berço superior da cassete;
  • Dimensionamento e seleção dos diversos componentes mecânicos;
  • Seleção e pré-validação da motorização;
  • Escrita da dissertação de mestrado e preparação de um artigo científico.

3. Orientação Científica:
Doutor João Carlos Pereira. Os trabalhos decorrerão nas instalações do INEGI e FEUP no Porto.

4. Formação Académica:
Destina-se a alunos que estejam a frequentar o ciclo de estudos conducente ao mestrado em Engenharia Mecânica.
São condições preferenciais para a avaliação dos candidatos:
 - Bom domínio da língua inglesa, nas formas oral e escrita;
 - Capacidade de trabalho em equipa e individual.
 - Grau Académico: Licenciatura;
 - Média igual ou superior a 14 valores nas UCs concluídas;
 - Disponibilidade para realização de dissertação de mestrado no tema da bolsa no ano letivo 2021/2022.

No caso de graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e por forma a garantir a aplicação do princípio da igualdade de tratamento a candidatos que detêm graus académicos estrangeiros e nacionais, é obrigatório o reconhecimento desses graus.

O reconhecimento de graus académicos e diplomas estrangeiros pode ser requerido em qualquer instituição de ensino superior pública, ou na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES, apenas para o caso do reconhecimento automático). Relativamente a esta matéria, sugere-se a consulta do portal da DGES através do seguinte endereço: http://www.dges.gov.pt.

5. Subsídio de Manutenção Mensal:
O montante da bolsa corresponde a €835,98 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores, paga no final do mês a que respeitar por transferência bancária. Será também assegurado o pagamento do seguro de acidentes pessoais e o pagamento do seguro social voluntário se aplicável.

6. Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, e respetivas alterações, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, Regulamento N.º 950/2019, de 16 de dezembro.

7. Métodos de seleção:
O processo de seleção é inicialmente constituído por uma avaliação curricular à luz dos critérios referidos. Desta avaliação resulta a seleção das candidaturas que passam à fase de entrevista. A avaliação final é calculada tendo por base um peso de 40% da avaliação curricular e 60% da entrevista. Os critérios de seleção são seguintes: o mérito científico, qualificações, a adequação entre o perfil do candidato e os objetivos da bolsa, a motivação e a experiência relevante para o projeto em questão, de acordo com os requisitos de admissão acima descritos. O júri reserva-se o direito de não preencher os lugares a concurso, caso entenda não existirem candidatos que satisfaçam os requisitos do mesmo.

8. Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Prof. Doutora Ana Rosanete Reis, Vogais: Doutor João Carlos Pereira e Prof. Doutor Abílio Pinho de Jesus. Vogal suplente: Doutor Omid Emadinia.

9. Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão afixados em www.inegi.pt.

10. Documentos de Candidatura:
 - Carta de motivação, demonstrando a sua adequação ao perfil requerido;
 - Curriculum Vitae;
 - Comprovativo do histórico académico;
 - Comprovativo de inscrição como aluno;
 - Certificado grau ou nível de língua inglesa.

11. Datas e Locais de Apresentação de Candidatura:
A documentação referida no ponto 10 deverá ser remetida de 10 a 26 de janeiro de 2022, através da página oficial do INEGI www.inegi.pt em Trabalhar no INEGI | Vagas Disponíveis premindo Enviar Candidatura RH FlatForm UTAF 34/2021.

12. Núcleo do Bolseiro:
O núcleo de acompanhamento a bolseiros funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, nos Serviços de Recursos Humanos.

INEGI
Serviços de Recursos Humanos
Rua Dr. Roberto Frias, 400
4200-465 Porto
Portugal

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